Mulheres que fortalecem o transporte
Grupo JAT valoriza as mulheres que trabalham no setor de transportes em campanha interna
Neste Dia Internacional da Mulher (8/3), o Grupo JAT lança a campanha “Mulheres que fortalecem o transporte”, com foco na coragem e na determinação das colaboradoras que atuam no setor logístico. A ação de comunicação interna reconhece o desafio delas no equilíbrio entre vida pessoal e profissional, muitas vezes com dupla ou tripla jornada, e destaca o protagonismo e a liderança feminina nas iniciativas organizacionais.
“Quem faz o transporte de cargas acontecer merece atenção, segurança e dignidade. As mulheres conquistaram, por seus próprios meios, o respeito e tem conquistado a igualdade de direitos ao trabalhar no setor de logística. Com o crescimento da atuação delas no setor, podemos compreender melhor os obstáculos ainda existentes à sua visibilidade e representação”, analisa Agostinho Patrus, um dos sócio-diretores do Grupo JAT.
Atualmente, as mulheres representam 17% dos trabalhadores no transporte, segundo o Ministério do Trabalho e Previdência (MTPS). No setor rodoviário, as mulheres estão ainda menos representadas: são apenas 0,5% do total de caminhoneiros autônomos do país, segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT).
Ainda que seja tímida, a procura feminina por ocupações na área está despontando. “Gerar mais vagas inclusivas e sem distinção de gênero são ferramentas que resultam no reconhecimento das mulheres no setor logístico. Uma organização que incentiva a valorização tanto de funcionários quanto de funcionárias consegue administrar a diversidade e adicionar valor à organização. Cuidar das pessoas também gera retorno para o negócio”, conclui Agostinho Patrus.